Sessão especial celebra na quinta-feira os 159 anos da Polícia Militar de Goiás

Da Redação | 28/07/2017, 08h08

O Senado realiza, na próxima quinta-feira (3), às 9 horas, sessão especial para homenagear a Polícia Militar do Estado de Goiás, que completa 159 anos de existência. A instituição teve origem no dia 28 de julho de 1858, quando o então presidente da província de Goyaz, Dr. Januário da Gama Cerqueira, sancionou a Resolução nº 13 criando a Força Policial de Goiás.

Na justificativa da homenagem, o senador Wilder Morais (PP-GO) afirma que a PM do estado de Goiás se destaca nacionalmente por possuir um efetivo extremamente qualificado, do qual se exige nível superior para o ingresso na carreira de praça, e formação jurídica para a carreira de oficial.

— Tais exigências resultaram em um melhor atendimento social, por meio do conhecimento técnico e da conscientização social advindos do convívio acadêmico prévio ao ingresso nas fileiras da corporação — disse Wilder Morais.

O senador ressaltou que os avanços com o decorrer dos anos se estendem a diversas outras áreas, como a difusão de patrulhas especializadas nas atividades de proteção à mulher. Para ele, homenagear esses profissionais é também uma forma de homenagear o estado e os goianos.

— Busca-se, assim, enaltecer não apenas a relevante trajetória da polícia militar, mas a história do próprio estado de Goiás. O objetivo último da homenagem é o cidadão goiano, que faz parte da construção desta instituição e dá razão à sua existência — destacou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)