Otto Alencar defende votação da convalidação de incentivos fiscais dos estados

Da Redação e Da Rádio Senado | 12/07/2017, 19h00

O senador Otto Alencar (PSD-BA) pediu nesta quarta-feira (12) em Plenário que o senador José Serra (PSDB-SP) não apresente requerimento de adiamento de votação do projeto (PLS 130/2014) que convalida os incentivos fiscais dados por alguns estados para atrair a instalação de indústrias em seus territórios.

Otto Alencar lembrou que o município de São Paulo e o estado de São Paulo já se beneficiaram com renegociações de dívidas que têm com a União, inclusive com seu apoio.

Ele ainda questionou qual o prejuízo que a votação do projeto que convalida os incentivos gerará para São Paulo. Ao mesmo tempo, ele afirmou que, se a proposta não for votada, os estados do Nordeste, carentes de investimentos, sofrerão ainda mais.

— Da mesma forma que eu tive a solidariedade de votar a renegociação das dívidas do estado de
São Paulo, do Rio Grande do Sul, de Minas Gerais e dos outros estados que têm dívidas grandes com a federação, eu quero e exijo hoje a solidariedade com a Bahia, Pernambuco, Ceará, Alagoas, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte, com todos os estados da Federação que precisam ter desenvolvimento econômico para que possam também dar condição ao seu povo de ter emprego e renda.

Otto Alencar lembrou que, por causa dos incentivos fiscais, empresas como a Ford, do setor automotivo, e Pegada, do calçadista, se instalaram na Bahia e geraram milhares de empregos.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)