CMA e CDR vão debater revitalização da bacia do rio Parnaíba

Da Redação | 05/07/2017, 12h16

A revitalização da bacia hidrográfica do Rio Parnaíba, no Piauí, será tema de debate em reunião conjunta das comissões de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) e de Meio Ambiente (CMA). Requerimento nesse sentido, de autoria da senadora Regina Sousa (PT-PI), foi aprovado na reunião da CDR desta quarta-feira (5).

Integra a bacia o conjunto de todos os recursos hídricos convergindo para a área banhada pelo rio Parnaíba e seus afluentes. Esta é uma das doze regiões hidrográficas do território brasileiro e engloba Piauí, Maranhão e trechos do estado do Ceará. Seu bioma varia da caatinga, passando pela floresta tropical, até a vegetação litorânea.

Regina Sousa recordou, durante os debates, que a Codevasf é a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do Rio São Francisco e também do Parnaíba, mas a região acaba não recebendo a devida prioridade nas ações da companhia, em sua opinião.

— Aprovamos um projeto [para a revitalização, PLS 67/2017 nessa comissão. Precisamos debater como vai ser essa revitalização, como pode começar, sei que os recursos são poucos, mas o rio Parnaíba também está morrendo, e a gente não vai esperar morrer para depois revitalizar — argumentou.

Caravana

A senadora Fátima Bezerra (PT-RN) também fez um relato sobre a Caravana das Águas, quando foram feitas visitas técnicas às obras de transposição do Rio São Francisco do Eixo Norte, que estão paralisadas. A ideia é pressionar o governo para destinar mais recursos às obras e que o Poder judiciário analise com mais rapidez os recursos contra as licitações, impostos por supostas irregularidades nas obras.

Como resultado das visitas, a presidente da CDR já anunciou o comparecimento à comissão do ministro da Integração Regional, Helder Barbalho, no dia 2 de agosto, quando apresentará dados mais concretos sobre a previsão de continuidade das obras.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)