Trecho de rodovia em Pernambuco recebe nome de Mestre Dominguinhos

Da Redação | 04/07/2017, 11h32

Foi sancionada e publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira (4) a Lei 13.461/2017, que denomina como Rodovia Mestre Dominguinhos o trecho da BR-423 entre as cidades de São Caetano e Garanhuns, em Pernambuco.

A nova lei tem origem no Projeto de Lei do Senado (PLS) 409/2013. O PLS foi aprovado em decisão terminativa nas comissões do Senado em dezembro de 2013 e nas da Câmara dos Deputados em maio de 2017. A norma Já está valendo a partir desta terça-feira.

O cantor, compositor, instrumentista e sanfoneiro Dominguinhos nasceu em Garanhuns, Pernambuco, em 1941, e morreu em 2013. Entre seus maiores sucessos, estão as canções “Isso Aqui Tá Bom Demais”, “Lamento Sertanejo”, “De Volta pro Meu Aconchego”, “Eu Só Quero um Xodó” e “Abri a Porta”. Dominguinhos teve como padrinho artístico o “rei do baião” Luiz Gonzaga.

O autor do PLS 409/2013, senador Armando Monteiro (PTB-PE), apresentou o projeto alguns meses após a morte de Dominguinhos. Na justificativa para o PLS, o parlamentar ressaltou a importância de Dominguinhos e lembrou a comoção popular com a transferência dos restos mortais do músico entre Recife e Garanhuns, onde ele ganhou um mausoléu.

O relator na Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE), senador Benedito de Lira (PP-AL), declarou no seu relatório: “Não há dúvida de que Dominguinhos representa uma das grandes contribuições do Nordeste à música popular brasileira”.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)