Rose de Freitas pede mais investimentos em creches

Da Redação | 04/07/2017, 21h36

A senadora Rose de Freitas chamou a atenção, nesta terça-feira  (4) para a dificuldade que famílias de todo o Brasil encontram para conseguir vagas em creches para as crianças. De acordo com a senadora, números do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que apenas 25% das crianças com menos de 4 anos estavam matriculadas em creches no ano de 2015. A falha, para ela, está na execução dos programas.

- Nós sabemos que há programas e que iniciativas são tomadas nacionalmente, mas, na concretização dessas metas, o Brasil tem falhado – lamentou.

Rose de Freitas destacou que a dificuldade é ainda maior na zona rural. As mulheres, lembrou, são mais prejudicadas porque, na maioria das famílias, elas são consideradas as principais responsáveis pelas crianças. Ela também afirmou que, como resultado dessa dificuldade, muitas crianças acabam ficando responsáveis pelo cuidado dos irmãos menores.

Para a senadora, falta efetividade nas políticas públicas voltadas para a primeira infância. Ela disse que é preciso aumentar os investimentos em creches para que sejam cumpridas as metas previstas no Plano Nacional de educação e para que a Constituição seja cumprida e o direito à creche passe, de fato a existir.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)