João Capiberibe diz que reforma trabalhista prejudicará a economia

Da Redação e Da Rádio Senado | 04/07/2017, 16h31

O senador João Capiberibe (PSB-AP) afirmou nesta terça-feira (4) que a reforma trabalhista proposta pelo governo Temer (PLC 38/2017) não é boa nem para os trabalhadores nem para os patrões. Um dos piores pontos do texto, para Capiberibe, é o fato de os acordos negociados passarem a valer mais do que as legislação.

O senador afirmou que, numa situação em que há 14 milhões de desempregados, os trabalhadores não terão força para negociar melhores condições de emprego. A pessoa que não aceitar os termos propostos para o manter o emprego simplesmente ficará sem vaga de trabalho, sujeito até a passar fome.

Além disso, Capiberibe explicou que em um curto prazo pode parecer que os patrões vão ser beneficiados, uma vez que poderão dispensar os que têm salários mais altos e contratar mão-de-obra mais barata.

No entanto, o senador afirmou que há consequências para a economia. Rendimentos menores significam queda no consumo, que acarreta menor arrecadação de impostos e maior deficit público. Assim, segundo ele, não há vencedores com a aprovação da reforma:

— Uma reforma feita sob encomenda para que todos tenham prejuízos: patrões e trabalhadores. Portanto, ainda é tempo para uma reflexão para que a gente faça as mudanças que têm que ser feitas, que volte para a Câmara e vá se aprimorando.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)