Humberto Costa registra decisão da Justiça pela inocência de João Vaccari Neto

Da Redação e Da Rádio Senado | 28/06/2017, 17h50

O senador Humberto Costa (PT-PE) registrou a decisão do Tribunal Regional Federal da 4ª Região que absolveu o ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto. Ele havia sido condenado pelo juiz Sérgio Moro a 15 anos e três meses de prisão. Os magistrados da segunda instância, disse o senador, consideraram abusivo o uso das delações premiadas sem provas que as confirmassem.

Humberto Costa afirmou ainda que toda a sociedade está na expectativa pela sentença do ex-presidente Lula no caso do triplex. Para o senador, a defesa já provou várias vezes que o petista não é o dono do imóvel.

Humberto Costa lembrou que Sérgio Moro ouviu 73 testemunhas que negaram ter conhecimento da participação de Lula em qualquer ato ilícito. O senador ainda enfatizou que, mesmo com a quebra dos sigilos bancário, telefônico e fiscal do ex-presidente e dos familiares dele, nenhuma prova foi encontrada.

- Mas nada disso parece satisfazer a sanha desmedida das figuras messiânicas de Curitiba em culpar Lula. Uma ação cuidadosamente orquestrada nos mesmos moldes do que eles vêm fazendo em outros processos nos quais cidadãos têm sido sentenciados com base exclusivamente em delações premiadas - disse o senador.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)