Base parlamentar do governo está em processo de corrosão, afirma Vanessa

Da Redação | 21/06/2017, 14h15

Em pronunciamento no Plenário nesta quarta-feira (21), a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) disse acreditar que o processo de corrosão da base parlamentar do governo de Michel Temer e o aumento de sua impopularidade tornam-se mais contundentes a cada dia. Isso se deve, como ressaltou a senadora, ao aprofundamento das investigações da Polícia Federal, fruto da delação do empresário da JBS Joesley Batista.

Para a senadora, a gravidade desse cenário acentua-se a partir de declarações do doleiro Lúcio Funaro. Em depoimento à PF, segundo Vanessa, Funaro disse que o próprio presidente da República teria autorizado operações com recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) que renderam comissões da ordem de R$ 20 milhões.

Vanessa considera que a corrosão da base parlamentar manifestou-se na rejeição à reforma trabalhista (PLC 38/2017) na Comissão de Assuntos Sociais (CAS, e aumenta a partir de um conhecimento mais aprofundado da proposta por parte dos parlamentares. Para a senadora, é um "absurdo" as lideranças governistas continuarem negociando a aprovação da reforma com base no envio posterior de medidas provisórias e em vetos parciais à proposta, se mesmo a permanência de Temer no posto seria algo "incerto".

Vanessa também registrou o apoio da oposição às manifestações na terça-feira (20) em aeroportos de todo o país contra anúncios feitos por integrantes do governo relacionados à privatização do aeroporto Eduardo Gomes, em Manaus, e da própria empresa Infraero. A senadora considera um equívoco privatizar o aeroporto, por estar no centro da Amazônia e possuir em virtude disso "importância central para a soberania nacional". Como observou a senadora, países como Alemanha, China e Rússia possuem empresas públicas no setor aeroportuário de atuação internacional e a própria Infraero possui planos consistentes e viáveis de expansão.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)