Senadores iniciam visitas técnicas a obras de transposição do São Francisco

Da Redação | 19/06/2017, 19h25

Integrantes da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo deram início nesta segunda-feira (19) a uma série de visitas técnicas às obras de transposição do Rio São Francisco. As visitas receberam o nome de Caravana das Águas.

Neste primeiro dia, a caravana visitou obras paralisadas em Terra Nova, em Pernambuco, e as barragens de Jati, no Ceará, e São José de Piranhas e Cajazeiras, na Paraíba. A intenção, explicou a presidente da comissão, senadora Fátima Bezerra (PT-RN), é mobilizar a população e, com isso, sensibilizar o Judiciário para a liberação da retomada das obras.

-É  uma obra praticamente concluída e esse sonho não pode agora virar pesadelo para a população dos quatro estados, que serão as populações beneficiadas com essa grande obra de caráter humano e social - afirmou.

O senador Humberto Costa (PT-PE), que também participou da Caravana das Águas, explicou que a Justiça suspendeu as obras porque a licitação foi contestada. O senador disse que a situação precisa ser definida.

- Nós viemos buscar as informações para que a gente possa cobrar do governo federal agilidade na realização das obras e também vamos nos dispor a abrir um diálogo com o Judiciário para que haja uma solução definitiva: ou de a licitação ser completamente anulada, ou, então, de ser homologada.

Ainda para esta semana estão marcadas duas audiências públicas no Rio Grande do Norte. Senadores do Nordeste vão entregar uma Carta da Caravana das Águas à presidente do Supremo Tribunal Federal, ministra Cármen Lúcia, e ao ministro da Integração Nacional Hélder Barbalho, pela retomada das obras.

Com informações da Rádio Senado

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)