Paulo Rocha lamenta números do trabalho infantil no Brasil

Da Redação | 13/06/2017, 19h48

O senador Paulo Rocha (PT-PA) lembrou em pronunciamento o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, celebrado em 12 de junho desde 2002, por iniciativa da Organização Internacional do Trabalho (OIT). O senador disse que 4,8 milhões de crianças e adolescentes entre 5 e 17 anos estão trabalhando no Brasil e, deste total, 1,2 milhões têm entre 5 e 13 anos.

- O trabalho infantil no Brasil ainda é grande e torna-se um problema social. Milhares de crianças ainda deixam de ir à escola e ter os seus direitos preservados, trabalhando desde a mais tenra idade na lavoura, no campo, na fábrica ou em casas de família, muito deles sem receber remuneração alguma - disse o senador.

Paulo Rocha lembrou ter apresentado projeto para tornar crime a exploração do trabalho infantil. O texto prevê pena de reclusão de dois a quatro anos, mais multa para quem explorar, de qualquer forma, ou contratar, ainda que indiretamente, o trabalho de menor de 14 anos em atividade com fim econômico. O texto, já aprovado pelo Senado, está na Câmara dos Deputados.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)