Requião critica demissão de funcionária do Senado e pede sua readmissão

Da Redação | 08/06/2017, 10h12

O senador Roberto Requião (PMDB-PR) apresentou nesta quarta-feira (7) um ofício ao presidente do Senado, Eunício Oliveira, pedindo que ele cancele a demissão da funcionária terceirizada Janaína Eugênio de Jesus, que trabalhava no Senado há 17 anos.

Segundo relato do senador na sessão plenária, a empresa Planalto, que presta serviços ao Senado, teria convocado a funcionária para assinar o aviso prévio porque ela havia apresentado diversos atestados médicos. Janaína tem uma filha de três anos de idade, que vem apresentando, desde um ano e oito meses de vida, um quadro crônico de sangramento vaginal, associado a episódios de epístase – retenção do fluxo de fezes – e enterorragia – hemorragia no intestino.

Requião explicou que, em razão da enfermidade da filha, ainda sob investigação médica e não devidamente diagnosticada, Janaína teve que se ausentar parcialmente de suas tarefas laborais em dias e horários diferenciados. Ele disse ainda que, nos dias em que precisava acompanhar a filha a consultas médicas e exames diversos, ela procurava cumprir pelo menos um período de sua carga de trabalho, exercendo normalmente suas funções. Somente em caráter excepcional, a ausência era integral.

Para o senador, o ato demissionário da servidora Janaína Eugênio de Jesus é “desumano, injusto e repudiável". Se preservado, causará inúmeros outros prejuízos à família, já combalida pela doença da filha caçula e pelo desemprego do esposo/pai”

- A empresa, ao invés de dar apoio à funcionária, propõe a sua demissão. É o raio da empresa terceirizada no sistema de terceirização, que querem universalizar no Brasil - disse Requião.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)