Armando Monteiro comemora desempenho das exportações brasileiras

Da Redação e Da Rádio Senado | 08/06/2017, 17h15

Em discurso nesta quinta-feira (8), o senador Armando Monteiro (PTB-PE) afirmou que a recuperação econômica brasileira ainda é muito débil. Segundo ele, o resultado positivo do PIB no primeiro trimestre do ano foi favorecido pelo desempenho do setor primário e pela super safra agrícola.

Para o senador, o atual cenário, marcado por instabilidade e pelas incertezas no campo político, contribui para um horizonte econômico incerto. Ele citou ainda que os dados relacionados ao consumo da população e aos investimentos não indicam com clareza uma recuperação mais robusta.

Armando, porém, destacou positivamente o desempenho das exportações brasileiras. Segundo ele, a cada  US$ 1 bilhão em exportações são mobilizados 50 mil trabalhadores em toda a cadeia envolvida, até o produto embarcar para o destino final.

O senador afirmou que o produto brasileiro está mais competitivo no exterior, especialmente os manufaturados. Ele deu como exemplo o sucesso do setor automotivo.

— Somente este ano as exportações de automóveis, de veículos leves, expandiram-se em 50% e de veículos de carga, mais de 60%. Com a perspectiva de entrada em vigor de um acordo com a Colômbia, que foi negociado no governo anterior ainda, isso vai permitir a abertura de mais oportunidades para ampliação do canal externo desse setor — destacou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)