José Medeiros aponta retomada da economia e diz que país deixou ciclo recessivo

Da Redação e Da Rádio Senado | 06/06/2017, 18h42

O senador José Medeiros (PSD-MT) afirmou que a economia do país já dá sinais de recuperação, ao citar pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que apontou crescimento de 1% do produto interno bruto no primeiro trimestre deste ano, quando comparado com os três últimos meses de 2016.

E o responsável por essa retomada, que, tecnicamente, já indica que o país deixou o ciclo recessivo, foi o agronegócio, disse José Medeiros, que apontou a supersafra deste ano como fator primordial para essa mudança de rumo.

O setor cresceu 13,4%  no primeiro trimestre deste ano, quando comparado com os três últimos meses do ano passado, disse o senador.

José Medeiros ainda comemorou a redução da taxa Selic de 11,25% para 10,25% , e do desemprego, cujo índice, em abril, caiu para 13,6%, segundo a pesquisa nacional por amostra de domicílio, feita pelo IBGE.

- Trata-se da primeira queda mensal desde novembro de 2014. É claro que o número de desempregados ainda é grande, mas a tendência com esse novo rumo da economia é cair cada vez mais. Portanto, estamos diante de um forte sinal de que estamos num processo de recuperação de emprego e de renda - disse o senador.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)