Comissão debate com ministro de Minas e Energia situação de usinas térmicas no AM

Da Redação | 02/06/2017, 16h52

A Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI) promove duas audiências públicas interativas na manhã de terça-feira (6), a partir das 9h. Primeiro, os senadores vão ouvir o ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, para debater possíveis soluções para o impasse no fornecimento de gás para usinas térmicas do estado do Amazonas. Em seguida, a CI discute o mesmo tema com executivos da Petrobras, da Amazonas Energia, da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), da Eletrobrás e outros.

As reuniões foram requeridas pelos senadores Eduardo Braga (PMDB-AM) e Flexa Ribeiro (PSDB-PA). De acordo com Braga, a Petrobras enviou, no mês de abril, carta informando que não forneceria mais gás natural para usinas térmicas da Companhia de Gás do Amazonas (Cigás).

Os senadores querem debater a situação e entender as principais questões financeiras, técnicas e comerciais presentes nos contratos firmados entre as empresas Petrobras, Cigás e Manaus Energia (atual Amazonas Distribuidora), “tendo como garantidora a Eletrobrás, e que levam a um desequilíbrio econômico-financeiro do contrato”.

Foram convidados para participar da segunda audiência pública representantes da Petrobras, da Amazonas Energia, da Eletrobrás e da Aneel. Também participam o secretário executivo adjunto do MME, Edvaldo Luís Risso, e o presidente executivo da Associação Brasileira de Grandes Consumidores Industriais de Energia e de Consumidores Livres, Edvaldo Alves Santana.

As audiências serão interativas, ou seja, qualquer pessoa pode enviar críticas, perguntas e sugestões aos senadores e convidados por meio do site do e-Cidadania ou pelo Alô Senado (0800-612211).

COMO ACOMPANHAR E PARTICIPAR

Participe:
http://bit.ly/audienciainterativa
Portal e-Cidadania:
www.senado.gov.br/ecidadania
Alô Senado (0800-612211)

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)