Humberto Costa denuncia compra de medicamentos por altos preços

Da Redação | 01/06/2017, 13h22

O senador Humberto Costa (PT-PE), em pronunciamento nesta quinta-feira (1º), anunciou que pretende pedir explicações do ministro da Saúde, Ricardo Barros, sobre a denúncia de que a Pasta adquiriu, num pregão de emergência, medicamentos de um laboratório privado, em vez do laboratório Fiocruz/Farmanguinhos, por preços até 3.000% mais elevados, em "flagrante prejuízo" aos cofres públicos.

Segundo Humberto, o deputado Jorge Solla (PT-BA) descobriu que o ministério adquiriu os medicamentos Alfaepoetina, para transplantados e doentes renais, e Ribavirina, para hepatite C, junto ao laboratório Blau Farmacêutica a um custo de R$ 5,19 a unidade, bem superior aos R$ 0,17 cobrados pela Fiocruz, que é vinculada ao próprio Ministério da Saúde. O deputado apresentou denúncia à Procuradoria-Geral da República (PGR) e a entregou também ao Tribunal de Contas da União (TCU), para investigar a aquisição.

Na opinião do senador, não há justificativa para o ministério ter deixado de encaminhar uma nova compra de Ribavirina em seis meses, prejudicando os estoques na rede pública, e ter ignorado um estoque expressivo da Alfaepoetina na Fiocruz e privilegiado a compra no laboratório privado e ainda dizer que tem gerado reduções de despesa à Pasta.

- O ministro Ricardo Barros vai ter que explicar ao Ministério Público Federal e ao Tribunal de Contas da União essa matemática bizarra que não sei em qual universidade foi aprendida. Quero ver mostrar os cálculos pouco ortodoxos aos procuradores da República e auditores do TCU – disse.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)