Eduardo Amorim está preocupado com os efeitos da crise econômica sobre os estados

Da Redação e Da Rádio Senado | 24/05/2017, 15h47

O senador Eduardo Amorim (PSDB-SE) está preocupado com o impacto da crise política e econômica brasileira nos estados brasileiros.

Em pronunciamento nesta quarta-feira (24), ele citou o projeto aprovado pelo Senado para recuperação fiscal dos estados e do Distrito Federal como uma medida eficaz para ajudar a melhorar a situação financeira dos entes da federação.

Amorim explicou que o projeto estabelece a suspensão do pagamento das dívidas de alguns estados com a União pelo período de até três anos, sem configurar status de inadimplência. Mas o senador afirmou que a proposta também tem falhas, como as contrapartidas exigidas, prevendo privatizações de empresas de energia e saneamento.

— Já passamos por essa triste experiência, onde a empresa de energia, a Energipe, foi privatizada e sequer um hospital ou uma escola foi construída com esse recurso. Neste momento, a privatização de empresas públicas em Sergipe seria um acinte, principalmente à população menos favorecida, que vem a ser a parcela mais penalizada por todas estas medidas — ressaltou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)