Comissão colhe insumos para formular projeto sobre Valorização da Vida

Da Redação | 24/05/2017, 09h59

A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) discute em audiência pública na quinta-feira (25) a apresentação de um projeto de lei destinado a instituir a Semana Nacional de Valorização da Vida. A recente reportagem premiada da Rádio Senado “Prevenção do suicídio: é preciso falar. É possível salvar vidas”, da jornalista Paula Groba, mostrou que tema ainda carece de debate na sociedade, que muitas vezes prefere o silêncio em vez da discussão sobre como prevenir mortes desse tipo.

A cada dia, 32 pessoas cometem suicídio no Brasil. O país ocupa o oitavo lugar em número de mortes desse tipo no mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). São 800 mil por ano, uma a cada 40 segundos. As causas são diversas, mas, de acordo com a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), 95% dos casos são preveníveis, por estarem associados a algum tipo de transtorno mental, como a depressão.

Foram convidados para a audiência pública a coordenadora de Comunicação do Centro de Valorização à Vida (CVV) – Brasília, Leila Herédia, e representantes do Ministério da Saúde e da Associação Brasileira de Psiquiatria.

A audiência pública será interativa e os cidadãos podem participar pelo Portal e-Cidadania ou pelo Alô Senado (0800 612211). A reunião será realizada na sala 9 da ala Senador Alexandre Costa.

COMO ACOMPANHAR E PARTICIPAR

Participe:
http://bit.ly/audienciainterativa
Portal e-Cidadania:
www.senado.gov.br/ecidadania
Alô Senado (0800-612211)

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)