Escolas públicas de todo o país começam a receber kit do programa Jovem Senador

Da Redação | 23/05/2017, 12h54

As 19.779 escolas públicas de ensino médio da rede estadual e do Distrito Federal começam a receber, nesta semana, o material de participação no programa Jovem Senador 2017. O programa seleciona anualmente, por meio de concurso de redação, 27 estudantes para vivenciarem o trabalho dos senadores em Brasília.

O concurso deste ano tem como tema Brasil plural: para falar de intolerância. Após tomarem posse como jovens senadores, os estudantes selecionados participam de comissões e apresentam, discutem e votam propostas que podem ser transformadas em projetos de lei.

O programa é um projeto da Secretaria de Comunicação Social (Secom) do Senado, Secretaria-Geral da Mesa e Consultorias Legislativa e de Orçamento, com apoio da Diretoria-Geral. O Jovem Senador conta com o apoio de 54 coordenadores nos estados e no Distrito Federal que auxiliam na divulgação do concurso e realizam a interface entre as secretarias de Educação, as unidades escolares e a equipe organizadora do projeto em Brasília.

Os kits, que estão sendo enviados pela Secretaria de Relações Públicas, contém o regulamento do projeto, ficha de inscrição, folha de redação, folheto de divulgação, cartaz e carta do presidente do Senado. As escolas que não receberem o material poderão baixá-lo na página do Jovem Senador, no endereço www.senado.leg.br/jovemsenador. Regionais e coordenações estaduais de ensino também receberão os kits, que devem alcançar 200 mil jovens estudantes de todo o país.

Como participar

Para participar do concurso, o estudante deve ter no máximo 19 anos, estar regularmente matriculado em uma escola pública estadual ou do Distrito Federal no ensino médio e escrever uma redação, de 20 a 30 linhas, sobre o tema do ano. A programação completa está disponível no site do Jovem Senador. Neste ano, as inscrições se iniciam em 1º de junho e encerram-se no dia 18 de agosto.

Dúvidas e sugestões sobre o Jovem Senador podem ser encaminhadas para o e-mail jovemsenador@senado.leg.br. O Alô Senado (Central de Relacionamento do Senado com o cidadão) também presta informações pelo telefone 0800 612211. A ligação é gratuita e pode ser feita de qualquer ponto do país, das 8h às 19h, de segunda a sexta-feira.

Serviço
Projeto Jovem Senador:  www.senado.leg.br/jovemsenador
E-mail: jovemsenador@senado.leg.br
Vídeos: www12.senado.leg.br/jovemsenador/centralvideos
Cursos on-line: saberes.senado.leg.br
Alô Senado: 0800 612211
WhatsApp: (61) 99187-2248
Telefones: (61) 3303-2995 e 3303-5960

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)