Fátima pede retirada das reformas e eleição direta para presidente da República

Da Redação | 18/05/2017, 11h43

A senadora Fátima Bezerra (PT-RN) defendeu em Plenário, nesta quinta-feira (18), a suspensão de toda a pauta legislativa do Congresso Nacional e inclusive a retirada das propostas de reforma trabalhista e da Previdência. Ela pediu também a aprovação de proposta de emenda à Constituição (PEC 227/2016) do deputado federal Miro Teixeira (Rede-RJ) que estabelece eleições diretas para presidente da República em caso de vacância do cargo.

As reivindicações da petista foram motivadas pela suspeita de prática de crime de responsabilidade pelo presidente Michel Temer. Em delação premiada no âmbito da Operação Lava Jato, o dono do frigorífico JBS, Joesley Batista, teria acusado Temer de pedir o pagamento de uma mesada ao ex-presidente da Câmara dos Deputados Eduardo Cunha, que está preso, para desestimulá-lo de fazer denúncias contra o presidente da República.

- Não estamos falando de algo que se ouviu dizer. Essa delação está vindo com provas. O Janot [procurador-geral da República] está pedindo a quebra do sigilo da delação e o áudio deverá vir a público. Não existe a menor possibilidade de esse governo continuar – disse Fátima.

O mesmo entendimento foi compartilhado, em aparte, pelos senadores Paulo Paim (PT-RS), Randolfe Rodrigues (Rede-AP) e Lindebergh Farias (PT-RJ). Todos defenderam a renúncia de Temer e a convocação imediata de eleições diretas para o cargo.

- A solução [para a crise política], nesse momento, não pode ser de gabinete. Tem que ser pela vontade soberana do povo brasileiro – defendeu Randolfe.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)