Gleisi Hoffmann critica imprensa por 'deturpar' depoimento de Lula

Da Rádio Senado e Da Redação | 15/05/2017, 16h00

A senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) disse nesta segunda-feira (15), em Plenário, que está em curso no Brasil uma associação entre o Poder Judiciário e a mídia. Em sua visão, a imprensa decidiu ter o direito de julgar, condenar e absolver, sem a imparcialidade de um juiz. Ela alertou, ainda, para a ocorrência de algumas situações "realmente questionáveis para um Estado democrático de direito e uma democracia como se pretende a brasileira".

Como exemplo, citou a decisão do juiz substituto da 10ª Vara Federal Criminal do Distrito Federal, Ricardo Augusto Soares Leite, de ordenar o fechamento do Instituto Lula. Na avaliação da senadora, a ação do juiz foi autoritária e arrogante, além de não ter fundamentação legal.

Gleisi Hoffmann também criticou a intenção da imprensa, a seu ver, de “deturpar” o depoimento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O propósito seria dar a impressão que, ao ser ouvido pelo juiz Sérgio Moro, Lula teria tentado responsabilizar a esposa, Marisa Letícia, no caso do apartamento triplex, no Guarujá.

Gleisi esclareceu que as explicações de Lula não mudaram. São as mesmas desde antes do falecimento de Marisa Letícia.

— E uma revista de quinta categoria estampa na sua página uma foto de dona Marisa com o título: A dupla morte de Marisa. É escandaloso isso. Falei com o presidente Lula. Ele está processando a revista e tem que processar mesmo. Ela tem que pagar muito caro, e não é a primeira vez que ela vai ser processada. Não respeitaram a Marisa em vida. Aliás, a mataram.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)