Elmano Férrer avalia que Embrapa revolucionou agronegócio brasileiro

Da Redação | 04/05/2017, 14h07

O senador Elmano Férrer (PMDB-PI) discursou em homenagem à Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) por seus 44 anos de existência. Segundo o senador, a Embrapa é uma “senhora empresa” e deu muito certo no país.

Elmano afirmou que a empresa busca um modelo sustentável para a agropecuária do país e que, nos últimos 20 anos, proporcionou um acelerado crescimento do setor. Ele afirmou que, nas últimas décadas, a Embrapa fez uma revolução no agronegócio brasileiro, com a introdução do plantio direto, a fixação biológica do nitrogênio da soja, a correção da acidez dos solos e outras tecnologias. O senador lamentou, entretanto, que os recursos públicos destinados à empresa estejam diminuindo.

— Acredito que deve ser dada a máxima prioridade pelo Estado brasileiro à pesquisa agropecuária, sobretudo valorizando a Embrapa com os recursos necessários às novas tecnologias. A realidade é que nos últimos anos têm decaído sobremaneira os recursos que a Embrapa dispõe para continuar realizando a pesquisa agrícola — afirmou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)