Para Lasier Martins decisões do STF ameaçam futuro da Lava Jato

Da Redação e Da Rádio Senado | 03/05/2017, 16h12

O senador Lasier Martins (PSD-RS) afirmou em Plenário nesta quarta-feira (3) acreditar que a Operação Lava Jato está sob forte ameaça. Ele chegou a essa conclusão depois que uma turma no Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que José Dirceu deve esperar em liberdade o julgamento dos recursos dos processos em que ele é réu.

Lasier Martins informou que outros investigados da Lava Jato, como o ex-ministro Antônio Palocci, também entraram com pedidos de habeas corpus junto ao STF.

Além disso, como ressaltou o senador, os ministros do Supremo mandaram soltar o pecuarista José Carlos Bumlai e o ex-tesoureiro do PP, João Cláudio Genu.

Junto com a preocupação com o futuro da Lava Jato, Lasier Martins contou que fez um levantamento de outros pedidos de habeas corpus examinados pelo STF e que resultaram na manutenção da prisão.

— Há dois pesos e duas medidas. Por outro lado, a estranheza que se comenta em todas as rodas de que modo Gilmar Mendes não se deu por impedido no julgamento do caso de Eike Batista, quando a mulher do ministro trabalha no escritório de advocacia que defende Eike Batista.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)