Celulares 4G só estão presentes em 1814 municípios, alerta Jorge Viana

Da Redação | 03/05/2017, 11h57

Apenas 1814 dos mais de 5 mil municípios brasileiros são atendidos pela tecnologia 4G. O alerta foi feito nesta quarta-feira (3) pelo senador Jorge Viana (PT-AC), em reunião da Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT). Ainda segundo o parlamentar, 575 cidades sequer são atendidas pelo sistema 3G, o que, a seu ver, deixas essas populações excluídas do mundo digital.

A CCT aprovou, para envio ao Plenário, três requerimentos com pedidos de informações ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. Todos de autoria de Viana, que pretende obter, por exemplo, dados relativos aos indicadores de qualidade dos serviços; as metas e os índices alcançados pelas operadoras nos últimos anos; a velocidade média das conexões; e a situação dos municípios atendidos pela Telebras, além de informações sobre programas do governo, como o Plano Nacional de Banda Larga.

— A situação é delicada porque há rapidez nas mudanças de tecnologias, e os esforços para modernizar nossa estrutura de rede não foram bem sucedidos. Esta é uma constatação —lamentou.

Política pública

A situação da banda larga no Brasil foi a política publica escolhida pela CCT para avaliar em 2017. Jorge Viana é o relator do tema e lembrou que audiências públicas já começaram a ser realizadas. Os requerimentos apresentados, acrescentou, estão dentro do plano de atuação definido previamente.

— Nesta primeira fase, nossa intenção é buscar informações precisas, por isso precisamos dessas informações. Já iniciamos as audiências e estamos cumprindo nosso plano de trabalho — justificou.

Na reunião desta quarta, os parlamentares também leram quatro relatórios sobre outorgas de serviços de radiodifusão e aprovaram ofícios relativos a mudanças de controle societário de empresas.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)