Roberto Requião pede adesão à greve geral de sexta-feira

Da Redação | 27/04/2017, 15h06

Depois de criticar a política econômica do governo Temer, o senador Roberto Requião (PMDB-PR) chamou os trabalhadores brasileiros para que participem da greve geral marcada para sexta-feira (28). Em discurso no Plenário, o parlamentar disse que é hora de o povo mostrar sua insatisfação a "esse absurdo que só serve ao mercado financeiro e à concentração de renda".

- Para Brasil! Para com força e de verdade a fim de dizer 'não' a essa política estúpida e irracional comandada pelos interesses do capital financeiro e não do povo brasileiro - disse nesta quinta-feira (27) em discurso no Plenário.

Para Requião, a prevalência do neoliberalismo tem trazido consequências dramáticas ao país, como a estagnação econômica e o desemprego. Ele criticou o elevado gasto para o pagamento dos juros da dívida pública, que deve chegar a R$ 550 bilhões neste ano.

- A alternativa está aí. Sem necessidade de impor maiores sacrifícios ao povo e desestruturar as políticas sociais. Basta seguir o caminho do New Deal, que reverteu a depressão dos anos 30 nos Estados Unidos. Melhores salários, mais gastos em infraestrutura, investimentos, mesmo que provisoriamente deficitários. O resto é o fracasso de sempre, menos para o sistema financeiro, é claro - afirmou.

O senador também criticou a reforma da Previdência e lembrou que o índice de aprovação de Michel Temer nas últimas pesquisas é de somente 4%.

- É de se perguntar, diante de tanta rejeição, por que o governo Temer confronta a totalidade da opinião pública brasileira ao insistir em uma reforma da Previdência absolutamente impopular, sem qualquer evidência e eficácia financeira para socorrer os combalidos cofres públicos? - indagou.

A resposta, segundo ele é óbvia: a reforma previdenciária pretende simplesmente abrir espaço para a previdência privada, com a degradação e o esfacelamento do sistema.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)