Dário Berger reclama da demora na liberação da pesca em Santa Catarina

Da Redação | 27/04/2017, 13h50

O senador Dário Berger (PMDB-SC) fez um apelo, nesta quinta-feira (27), em Plenário, para que o governo libere a portaria que autoriza os pescadores artesanais a exercerem a pesca da tainha, que começa em 1º de maio. O senador reclamou da burocracia do governo e do descaso com o setor da pesca, que deixou de ter um ministério, e deveria estar ligado ao Ministério da Agricultura, não ao Ministério da Indústria e Comércio.

O senador informou que os pescadores de Santa Catarina fizeram uma manifestação, nesta quinta, fechando a BR-101 e queimando pneus, devido à demora na liberação da pesca. A manifestação também ocorreu devido à edição da Portaria 445, que incluiu vários peixes de valor comercial na lista das espécies ameaçadas de extinção. O senador lembrou que Santa Cataria é o maior produtor de pescado de origem marinha.

- Queria pedir e encarecer ao governo federal que tenha maior responsabilidade com essa atividade. Isso é um desrespeito com Santa Catarina e com o Brasil. Isso é um desrespeito conosco, que somos representantes do estado e que estamos lá na base a ser cobrados por uma definição rápida, objetiva - disse.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)