João Alberto destaca importância estratégica da base de Alcântara

Da Redação e Da Rádio Senado | 26/04/2017, 16h34

O senador João Alberto (PMDB-MA) disse nesta quarta-feira (26) em Plenário que o Centro de Lançamento de Alcântara, no Maranhão, é uma das mais cobiçadas bases aeroespaciais do mundo e pode tornar o Brasil um ator relevante nessa questão estratégica.

O senador sublinhou que a base de Alcântara tem posição privilegiada, próxima ao Equador e do Oceano Atlântico, em área de baixa densidade populacional e boas condições climáticas.

João Alberto avalia que o Brasil enfrenta dificuldades em seu programa espacial próprio, mas as condições da base de Alcântara atraem o interesse de investimentos dos países parceiros.

Para o senador, o Brasil precisa definir o papel do centro de lançamento e buscar contrapartidas favoráveis de outros países, especialmente na cobrança de transferência de tecnologia em troca do uso da base de Alcântara.

— O que não podemos é desperdiçar talento e recursos financeiros e humanos, deixando de aproveitá-los no tratamento de um assunto tão relevante para os interesses nacionais.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)