Fátima Bezerra critica reformas propostas pelo governo Temer

Da Redação e Da Rádio Senado | 26/04/2017, 16h45

A senadora Fátima Bezerra (PT-RN) leu nesta quarta-feira (26) em Plenário um artigo do professor Homero Costa, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, contrário às reformas previdenciária e trabalhista propostas pelo governo Temer. A crítica maior, disse a senadora, é direcionada às propostas que acabam com direitos, ao dar mais força às negociações entre patrões e empregados do que à lei.

O professor também avalia negativamente a ampliação da possibilidade de contratação de pessoal por tempo determinado; a redução de intervalo intrajornada; o fim da remuneração por tempo de percurso; e a adoção do banco de horas.

Ainda de acordo com Fátima Bezerra, o professor aponta a possibilidade de uma empresa demitir os funcionários e empregá-los, novamente, com salário menor, por meio de uma empresa terceirizadora de mão de obra.

— Isso é um absurdo e ainda querem chamar isso de modernização. Isso se chama é escravidão. É levar a classe trabalhadora ao tempo da escravidão.

Direitos indígenas

Fátima Bezerra também lamentou a repressão contra representantes de povos indígenas que protestavam nesta terça (25) em frente ao Congresso Nacional para lutar pelos seus direitos.

Ela criticou ainda o desmonte da Funai, inclusive no Rio Grande do Norte, e defendeu a adoção de políticas públicas efetivas para as comunidades indígenas.

— Seja no que diz respeito à assistência à saúde, à educação escolar indígena, à defesa e à sustentabilidade de seus territórios, à demarcação das terras — afirmou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)