Vanessa Grazziotin critica reforma trabalhista e diz que país vive momento grave

Da Redação e Da Rádio Senado | 25/04/2017, 15h32

A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) afirmou que o país vive um grave momento, que se manifesta, por exemplo, na reforma trabalhista, que pode ser votada nesta quarta-feira na Câmara dos Deputados. Ela explicou que a proposta vai alterar mais de cem artigos da Consolidação das Leis do Trabalho e pode estabelecer o trabalho por hora, que precariza ainda mais a situação dos empregados.

A reforma ainda permite o trabalho insalubre de gestantes e lactantes, caso um laudo médico constate que a atividade não é prejudicial à mãe e ao bebê, lamentou Vanessa Grazziotin, ao criticar, também, o artigo que dá mais força ao que for negociado entre trabalhadores e patrões do que ao que está previsto em lei.

- Isso é mesma coisa que exigir uma negociação com quem está com o pescoço na forca. Em momentos de recessão da economia, em momentos de desemprego, pior ainda, porque se o trabalhador que está empregado não aceita aquela negociação, ao lado dele tem centenas e milhares de desempregados, que se sujeitam a qualquer situação para ganhar um posto no mercado de trabalho - afirmou a senadora.

Para Vanessa Grazziotin, a reforma tributária é a mais apropriada para o enfrentamento da crise econômica. Assim, seria possível desonerar o trabalho e o setor produtivo e aumentar a tributação que incide sobre a propriedade de bens e sobre a riquezas.

A senadora disse ainda que o governo se engana ao pensar que os brasileiros vão aceitar, calados, essas mudanças. Na sexta-feira (28) disse ela, a sociedade vai mostrar a insatisfação com as propostas de alteração das regras trabalhistas e previdenciárias.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)