Regina Sousa defende reabertura do caso Rafael Braga Vieira

Da Redação e Da Rádio Senado | 25/04/2017, 20h32

A senadora Regina Sousa (PT-PI) lamentou o caso do morador de rua do Rio de Janeiro, Rafael Braga Vieira, condenado a quatro anos e oito meses de prisão, após ser detido durante as manifestações de 2013, portando desinfetante na mochila. Segundo os policiais, ele usaria o produto para fazer uma bomba caseira.

Regina Sousa afirmou que Rafael Braga Vieira voltou a ser preso por tráfico de drogas, portando 0,6 gramas de maconha, 9,3 gramas de cocaína e um rojão e foi condenado a 11 anos e três meses de prisão, além do pagamento de multa.

Segundo a senadora, o rapaz alega que as drogas foram plantadas pelos policiais que também o agrediram por não fornecer informações sobre o tráfico na região. Regina Sousa denunciou que o depoimento dos policiais envolvidos foi a principal prova da acusação e o juiz do caso ignorou o testemunho de uma vizinha que afirmou ter visto Rafael ser agredido pelos agentes, sem oferecer qualquer resistência.

A senadora, que é presidente da Comissão de Direitos Humanos do Senado, afirmou que o fato prova a força do racismo no Brasil, visto que Rafael Braga Vieira é negro e morador de rua.

- A gente precisa se debruçar sobre isso. Não é a primeira e não é a última denúncia de agressão aos direitos humanos. E a gente percebe que quando se trata de negros, então, ele já é culpado antecipadamente. Esse caso não pode ficar com a única versão dos que prenderam Rafael, os policiais. A gente precisa reabrir esse caso, e é como presidente da Comissão de Direitos Humanos que estou dizendo aqui, que nós vamos tomar providências nesse sentido - afirmou a senadora.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE:
Pronunciamento PT Senadora Regina Sousa