Lúcia Vânia elogia decisão de substituir a TJLP nos contratos do BNDES

Da Redação e Da Rádio Senado | 25/04/2017, 20h27

A senadora Lúcia Vânia (PSB-GO) elogiou a decisão do presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn, de acabar com a Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP) e criar no seu lugar a Taxa de Longo Prazo (TLP). Ela explicou que a TLP substituirá a TJLP nos contratos do BNDES firmados a partir de primeiro de janeiro de 2018.

A senadora sublinhou que a TJLP recebe subsídios do Tesouro Nacional, o que não acontecerá com a Taxa de Longo Prazo.

Lúcia Vânia informou ainda que com a nova metodologia de cálculo da taxa de juros de longo prazo, todo o mercado de crédito se submeterá às mesmas regras, e, em situações de surto inflacionário, o Banco Central precisará aumentar menos a taxa básica de juros da economia para obter os mesmos efeitos que hoje só são atingidos com “altas doses do remédio”.

Outra melhora, segundo Lúcia Vânia, será a participação dos bancos privados nos financiamentos de longo prazo. Para ela, o modelo atual praticamente inviabiliza o papel dessas instituições no financiamento do setor produtivo.

— A nova política desafogará, gradualmente, o BNDES, o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal, permitindo que novos atores passem a financiar os investimentos a taxas de juros competitivas, liberando os bancos públicos para conceder crédito mais barato aos tomadores que mais necessitam dos recursos.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)