Paim pede punição a autores de chacina no Mato Grosso e apoia greve geral

Da Redação e Da Rádio Senado | 24/04/2017, 18h53

O senador Paulo Paim (PT-RS) afirmou nesta segunda-feira (24) em Plenário que a Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) discutirá, na semana que vem, o assassinato de nove trabalhadores rurais na região de Colniza, em Mato Grosso. A chacina ocorreu na quarta-feira (19) passada.

Paim disse que há a suspeita de que o crime foi encomendado por fazendeiros. Ele cobrou do governo medidas para solucionar os conflitos agrários, que, no caso de Mato Grosso, motivaram a chacina.

— Nós marcamos uma ida ao Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. E está confirmada a agenda, porque entendemos que atos covardes como esses não devem assustar o povo brasileiro. E cada um deve fazer a sua parte, de forma tal que os mandantes e não somente os criminosos respondam por esse crime hediondo.

A CDH é presidida pela senadora Regina Sousa (PT-PI).

Greve geral

Paim também que o governo tem provocado a população ao acabar com políticas públicas voltadas para os mais pobres e ao apresentar reformas que retiram direitos dos trabalhadores e dos futuros aposentados.

Por isso, ele defendeu a greve geral marcada para a próxima sexta-feira, dia 28 de abril, como forma de lutar contra essa postura do governo.

Paim informou que as igrejas Metodista e Católica, inclusive, têm estimulado os seus respectivos fiéis a aderirem à paralisação. Além do apoio das igrejas, o senador citou categorias que já anunciaram o apoio à greve geral, como os aeroviários, rodoviários, professores e policiais civis.

— Se quer que diminua essa violência, esse estado de terror que estão criando em cima do povo brasileiro, que chega a ser uma covardia contra a gente mais simples. Porque só vai pegar da classe média para baixo. Tanto no campo trabalhista quanto no campo previdenciário, vale à pena você tirar um dia. Não quer ir para a rua, fique com a família, mas não vá [trabalhar] nesse dia. O país tem que parar nesse dia 28, para que eles entendam que isso não pode continuar acontecendo.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)