Telmário Mota lembra dificuldades enfrentadas por povos indígenas

Da Redação e Da Rádio Senado | 19/04/2017, 17h03

O senador Telmário Mota (PTB-RR) celebrou o Dia do Índio, comemorado em 19 de abril. Lamentou, porém, as dificuldades por que passam esses povos. Lembrou que há cinco séculos havia no Brasil cinco milhões de índios e hoje são menos de 900 mil.

O mais grave, segundo o senador de Roraima, é que, de cada cem índios que morrem, 40 são crianças, vítimas de doenças facilmente tratáveis.

Temário também se mostrou preocupado com o fato de apenas 8% das 710 terras indígenas estarem com o processo de regularização jurídica concluído. Ele cobrou da Fundação Nacional do Índio (Funai) que essa situação seja resolvida.

O parlamentar trouxe ainda dados que mostram a violência sofrida pelos povos indígenas. Os números são do relatório Violência Contra os Povos Indígenas no Brasil de 2015.

— Segundo esse relatório, 891 índios foram assassinados nos últimos oito anos. Aconteceram 31 tentativas de assassinato, 18 casos de homicídio culposo, 12 casos de lesões corporais dolosas, oito casos de abuso de poder, e 13 de racismo.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)