José Medeiros lamenta baixo investimento em infraestrutura no Mato Grosso

Da Redação e Da Rádio Senado | 18/04/2017, 15h58

Apesar de o estado de Mato Grosso produzir 27% de toda a safra brasileira, a população em geral e os produtores sofrem com uma infraestrutura muito precária. O alerta é do senador José Medeiros (PSD-MT), que cobrou mais investimentos na região.

O parlamentar apontou problemas que vão desde estradas não asfaltadas que, segundo ele, no tempo de chuva viram lamaçais intransitáveis e na seca cortinas de poeira, até falta de aeroportos em cidades de médio porte.

Essas limitações no transporte, segundo José Medeiros, encarecem a produção estadual, prejudicam o turismo em Mato Grosso, além de causarem mortes em acidentes de trânsito.

Um exemplo trazido por José Medeiros vem da cidade de Rondonópolis. Lá, afirmou o senador, pessoas estão sendo atropeladas por falta de passarelas nas rodovias que cortam o município.

— Os Estados Unidos, por exemplo, que é nosso principal concorrente, eles têm uma malha de infraestrutura muito bem integrada entre os três modais de transporte rodoviário, ferroviário e hidroviário integrada entre si, e eles ainda concorrem e isso diminui o preço do frete. Lá em Mato Grosso nós só temos o 'lombo' do caminhão e temos uma ferrovia 'do pé quebrado', porque ela não liga nada lá dentro do estado.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)