Wellington Fagundes pede criação da Universidade Federal de Rondonópolis

Da Redação e Da Rádio Senado | 17/04/2017, 18h46

Em pronunciamento nesta segunda-feira (17), o senador Wellington Fagundes (PR-MT) relatou que esteve com o ministro da Educação, Mendonça Filho, para cobrar do governo apoio à aprovação, pelo Congresso Nacional, do projeto que cria a Universidade Federal de Rondonópolis.

Segundo ele, a proposta aguarda votação na Câmara dos Deputados, onde já foi aprovada por diversas comissões e agora aguarda parecer da Comissão de Tributação e Finanças. Depois da votação na Câmara, o projeto virá para o Senado.

Wellington explicou que, se a proposta virar lei, a instituição será criada a partir do desmembramento do campus da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), situado em Rondonópolis.

— Eu aqui quero deixar muito claro: isso não vai diminuir os recursos da nossa universidade-mãe, em Cuiabá. Então a criação desse campus vai facilitar para que a universidade descentralize o seu trabalho, esteja mais próxima da região para tomar as decisões e, claro, isso representa também mais agilidade e mais liberdade de poder buscar uma universidade com a vocação do desenvolvimento regional — afirmou.

Obras rodoviárias

O senador disse ainda que tratou, no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), do destravamento de obras nas estradas da região de Rondonópolis.

Segundo ele, no mês de maio os usuários já poderão perceber a retomada da obra de duplicação da BR 364/163, no trecho de 42 quilômetros, entre a Serra de São Vicente e Cuiabá. O senador explicou que a continuidade dessa obra ocorrerá depois que houver a substituição de empresas no consórcio responsável pelo projeto.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)