Reguffe defende fim do foro privilegiado e plebiscito sobre reforma político-eleitoral

Da Redação e Da Rádio Senado | 17/04/2017, 16h14

O senador Reguffe (sem partido-DF) cobrou apuração dos fatos tornados públicos depois das delações de diretores da empreiteira Odebrecht envolvendo autoridades do Executivo e do Legislativo. Somente assim, será possível punir com rigor os responsáveis por desvio de dinheiro público, disse ele.

Reguffe aproveitou para exigir do Congresso Nacional a votação da proposta de emenda à Constituição que acaba com o foro por prerrogativa de função, conhecido por foro privilegiado.

O senador disse ainda que a crítica da sociedade em relação à política decorre não somente dos desvios éticos dos políticos, mas também do sistema e das regras atuais. Por isso, defendeu a aprovação de proposta de sua autoria para que, em 2018, na mesma data da eleição, a população defina, em plebiscito, os termos de uma reforma político-eleitoral.

- Se ela quer o voto em lista, se ela quer o sistema atual ou se ela quer o voto distrital. Eu já critiquei diversas vezes dessa tribuna o voto em lista. O voto em lista, na minha concepção, retira do eleitor o direito de escolher quem ele quer; perpetua os atuais parlamentares e dá mais poder ainda para as cúpulas partidárias. Então, eu penso que a palavra final tem que ser da sociedade - defendeu o senador.

No plebiscito sugerido por Reguffe, os eleitores também definiriam outros pontos, como a candidatura sem filiação partidária, reeleição e voto facultativo.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)