Acir Gurgacz aponta crise de gestão do Estado brasileiro e defende reforma

Da Redação e Da Rádio Senado | 11/04/2017, 18h13

O senador Acir Gurgacz (PDT-RO) citou levantamento feito com base em informações de 2016 do Tribunal de Contas da União e dos tribunais de contas dos estados segundo o qual existem cerca de cinco mil obras públicas paralisadas, que somam investimentos de R$ 15 bilhões em projetos de rodovias, ferrovias, hidrelétricas, escolas, hospitais e saneamento básico. Para ele, esse cenário é fruto do excesso de burocracia, da corrupção e da falta de sintonia entre os órgãos dos governos.

Acir Gurgacz defendeu uma ampla reforma do Estado, para que os investimentos perdidos e a revisão do valor de contratos dessas obras paralisadas não signifiquem, no futuro, mais prejuízos para a sociedade brasileira.

- O setor da construção já demitiu mais de 700 mil funcionários com carteira assinada de novembro de 2014 até o final de 2016. Portanto, como muitos falam, não é só a crise política que está agravando a crise econômica. a crise de gestão, o excesso de burocracia são as principais causas do atraso estrutural do Brasil - afirmou o senador.

Acir Gurgacz acredita que, se o estado fosse melhor gerenciado, talvez não houvesse a necessidade de agora se fazer uma reforma na Previdência Social.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)