Romário pede atenção do governo para as doenças raras

Da Redação e Da Rádio Senado | 05/04/2017, 17h01

O senador Romário (PSB-RJ) cobrou mais visibilidade para o tema das doenças raras. Ele disse que os pacientes sofrem com as limitações de médicos e especialistas e a falta de centros de atendimento especializado.

Romário destacou a situação dos portadores de Neuromielite Ótica, doença que atinge duas pessoas em cada cem mil e não tem cura conhecida. O senador sublinhou a importância de diagnósticos corretos e de centros de excelência capazes de orientar os procedimentos no Sistema Único de Saúde (SUS).

- São milhares de doenças raras em um país de proporções continentais, e a única solução para esse desafio é trabalhar em rede usando as tecnologias de comunicação para multiplicar o alcance dos especialistas do SUS - disse.

Romário também criticou o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Marco Polo del Nero, a quem acusou de comprar votos e tirar o poder de decisão dos clubes na entidade. O senador classificou como “capenga” e antidemocrática a assembleia que mudou o estatuto da CBF com a finalidade, segundo ele, de permitir que Del Nero se mantenha no poder.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)