Pimentel demonstra preocupação com proposta de reforma da previdência

Da Redação | 05/04/2017, 20h48

O senador José Pimentel criticou a proposta de reforma da previdência feita pelo governo, lembrando que várias reformas feitas desde 2003 garantiram um sistema equilibrado. Entre as mudanças, citou a limitação do teto da aposentadoria dos servidores públicos ao pago pelo INSS e a continuidade da contribuição mesmo depois que a pessoa se aposenta. Também citou a contribuição dos militares para as pensões e plano de saúde, de 6% do soldo, e o fim das pensões vitalícias para as filhas de militares.

O senador também criticou a proposta de aumentar a idade mínima para o Benefício de Prestação continuada, que garante um salário mínimo a idosos e deficientes, e para a previdência Rural. Para Pimentel, aumentar a idade para a aposentadoria no campo tem grande impacto não só sobre a vida das pessoas, mas sobre a economia local.

- A proposta suspende por dez anos a aposentadoria das trabalhadoras rurais pelo critério da idade e isso representa 130 salários mínimos que são retirados de cada mulher da agricultura familiar e da pescadora artesanal. E isso é um esvaziamento também das finanças nos pequenos Municípios do nosso Brasil – lamentou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)