Otto Alencar cobra do governo obras de recuperação da Bacia do S. Francisco

Da Redação e Da Rádio Senado | 05/04/2017, 15h56

O senador Otto Alencar (PSD-BA) voltou a cobrar ações efetivas para recuperação da Bacia do Rio São Francisco. Ele sugeriu, inclusive, que junto à inauguração do Eixo Leste das obras de transposição do Rio São Francisco fossem cravadas cruzes nas margens dos afluentes do rio em protesto pela falta de obras de revitalização.

Otto Alencar lamentou que há anos espera por providências governamentais neste sentido, mas nada acontece. Enquanto isso, rios considerados perenes estão secando. Um deles é o Jequitaí, em Minas Gerais. Segundo o senador, em 2016, as águas desse rio foram substituídas por um longo caminho de areia. A transformação teria sido consequência do desmatamento descontrolado.

O senador Otto Alencar garantiu que as obras de recuperação do rio podem ser feitas com a metade do dinheiro gasto com a transposição. Ele enumerou algumas soluções simples, como a recuperação das matas ciliares.

- Os senadores do Nordeste - são 27 - só deveriam votar alguma coisa aqui do interesse do governo se o governo começasse a revitalização do Rio São Francisco. Há algum tempo que não voto, e não votarei absolutamente nada que o governo deseje, a não ser aquilo que é interesse do Brasil e do povo brasileiro enquanto não começar a revitalização do Rio São Francisco - afirmou o senador.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)