Fátima Bezerra divulga nota de repúdio a declarações de Gilmar Mendes

Da Redação e Da Rádio Senado | 04/04/2017, 15h51

A senadora Fátima Bezerra (PT-RN) leu em Plenário nesta terça (4) nota divulgada pela Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), que rebate afirmação do ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, de que o Tribunal Superior do Trabalho seria um "laboratório do Partido dos Trabalhadores".

De acordo com a nota, o ministro demonstra desconhecimento sobre a realidade do judiciário trabalhista. A senadora se solidarizou com a Anamatra e criticou a posição do ministro do STF.

— E é interessante porque logo o ministro Gilmar Mendes, que em muitos momentos, ao invés de vestir a toga de um magistrado, tem vestido muito mais o uniforme de advogado, militante de um determinado partido político que o Brasil inteiro sabe — disse Fátima Bezerra.

Funai

Fátima Bezerra também comentou sua participação em um encontro com representantes de comunidades indígenas do Rio Grande do Norte. Ela recebeu um manifesto dos índios contra decreto do governo federal que extinguiu as unidades da Funai no Rio Grande do Norte e no Piauí.

Segundo a senadora, esta iniciativa do governo tem o objetivo de desmontar a Funai e acabar com a política indigenista. Para Fátima Bezerra, faltou consultar a população interessada e debater o assunto com os servidores e a comunidade antes de tomar uma atitude com este impacto. Ela ainda vai solicitar uma audiência com o presidente da Funai, Antônio Fernandes Toninho Costa.

— Nós não podemos aceitar que o Rio Grande do Norte e o Piauí fiquem sem a mínima estrutura administrativa para cuidar de uma agenda que requer tanto, que é a agenda que trata da cidadania dos povos indígenas. É inaceitável isso.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)