Aberto prazo para indicações ao Diploma José Ermírio de Moraes

Da Redação | 31/03/2017, 16h14

Está aberto o prazo para que senadores e senadores indiquem empresas ou empresários para o Diploma José Ermírio de Moraes. Este ano a novidade é que, junto com o diploma, será entregue o Prêmio Jovem Empreendedor, a cinco jovens empreendedores entre 15 e 29 anos de idade, e uma entidade governamental ou não governamental, em âmbito nacional, que tenha se destacado pela promoção do empreendedorismo.

As indicações devem ser feita por meio de ofício, encaminhado à Secretaria de Apoio a Órgãos do Parlamento – SAOP, acompanhado de currículo dos indicados. Para o Prêmio Jovem Empreendedor, devem ser enviados documentos que comprovem as atividades relacionadas ao empreendedorismo. O prazo termina no dia 12 de abril. As duas premiações serão entregues na mesma sessão especial, em maio, no Plenário do Senado.

A premiação

O Diploma José Ermírio de Moraes, criado em 2009, premia anualmente empresas e empresários de destaque no setor industrial. O prêmio é entregue em sessão do Senado exclusivamente convocada para esse fim, durante a semana do Dia Nacional da Indústria (25 de maio).

A escolha dos 3 agraciados é feita por um conselho composto por um representante de cada partido político com assento no Senado.

Já foram premiados nomes como Jorge Gerdau Johannpeter, Francisco Ivens de Sá Dias Branco e o ex-vice-presidente José Alencar Gomes da Silva.

José Ermírio de Moraes

Nascido no interior de Pernambuco em 1900, o engenheiro José Ermírio de Moraes foi eleito Senador da República em 1962. No ano seguinte, foi nomeado ministro da Agricultura do presidente João Goulart, cargo que ocupou durante apenas cinco meses. Com o golpe militar, foi atacado por suas posições e retornou ao Senado, onde ficou até o final do mandato, em 1971.

No projeto de resolução que propôs a criação do Diploma José Ermírio de Moraes, o então senador João Tenório justificou a homenagem ao fundador do Grupo Votorantim:

"A escolha do senador pernambucano José Ermírio de Morais como patrono dessa homenagem não poderia ser mais oportuna. O pai de José Ermírio, Antonio Ermírio, Maria Helena e Ermírio veio de uma família de proprietários de engenhos de açúcar e estudou Engenharia nos Estados Unidos. Mas foi seu espírito empreendedor e seu talento como empresário que acabaram por destacá-lo no cenário nacional. A capacidade de trabalho, a dedicação e a visão de mercado de José Ermírio de Morais fizeram com que ele transformasse a tecelagem de seu sogro, a Votorantim, em Sorocaba, num dos maiores impérios industriais desse país, o Grupo Votorantim".

José Ermírio de Moraes faleceu em 1973, deixando como legado um dos maiores grupos empresariais do país, composto por 46 empresas na data de criação deste prêmio.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)