Rose de Freitas defende debate e critérios para a reforma da Previdência

Da Redação | 29/03/2017, 19h43

Em pronunciamento nesta quarta-feira (29), a senadora Rose de Freitas (PMDB-ES) defendeu a reforma da Previdência para a retomada do equilíbrio e a redução do déficit econômico do Estado, mas sem o sacrifício do trabalhador e apenas após muito debate.

A parlamentar considera que a reforma previdenciária é uma forma de “olhar com mais segurança para o futuro” e que é necessário “pensar em longo prazo”. Ela citou as projeções para os próximos 50 anos no Brasil, com maior expectativa de vida e perspectiva de triplicar o número de idosos, além de reduzir o número de crianças e da população economicamente ativa.

Rose de Freitas também destacou os gastos com o setor, que podem chegar a R$ 1 trilhão em 2050, podendo atingir 16% do PIB em 2060. Ela ainda ressaltou o risco de não haver caixa para honrar o pagamento dos benefícios.

A senadora defendeu uma reforma baseada em “critérios objetivos”, com esclarecimento da população e a garantia do diálogo.

— A reforma da previdência deve ser uma prioridade, eu acredito. Por outro lado, que ela seja uma solução para unificar as lutas de aposentadorias. Identificando cada setor, cada área e, sobretudo, diferenciado homens e mulheres — disse.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)