Romário defende liberação mais rápida de remédio contra Atrofia Muscular Espinhal

Da Redação e Da Rádio Senado | 29/03/2017, 18h23

O senador Romário (PSB-RJ) lamentou que o medicamento Spinraza, usado para o tratamento de crianças e adultos acometidos pela Atrofia Muscular Espinhal (AME) ainda demore para ser aprovado no Brasil.

O senador pediu urgência da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) na revisão do processo de liberação do remédio, que pode levar de 8 a 12 meses, em função da complexidade da investigação.

Primeiro medicamento aprovado para a AME no mundo, o Spinraza tem apresentado resultados promissores na redução e controle dos sintomas da doença, que afeta o neurônio motor, causando a perda progressiva dos movimentos. Ela se manifesta em uma a cada dez mil pessoas, e não tem cura conhecida.

Para Romário, ao mesmo tempo em que traz esperança, o tratamento tem custos altos: seis injeções são necessárias no primeiro ano, totalizando cerca de R$ 2,5 milhões. Nos anos seguintes, o custo por paciente é de mais de R$ 1 milhão, sendo inviável para a maioria das famílias, segundo o senador.

— Infelizmente, senhor presidente, é uma corrida contra o tempo, já que muitas crianças com AME Tipo I morrem antes dos dois anos de idade. Os sintomas em jovens e adultos também se agravam com o tempo, e por isso a questão do registro do medicamento na Anvisa é tão importante.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)