'País está apavorado com crescente violência' diz Garibaldi Alves Filho

Da Redação e Da Rádio Senado | 29/03/2017, 18h18

Quatro em cada dez brasileiros já foram assaltados. Os dados são de uma pesquisa do Ibope, encomendada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), e trazida ao Senado pelo senador Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN).

Na avaliação do senador, o país está apavorado com a crescente violência que, se antes era uma situação mais comum nos grandes centros urbanos, está cada vez mais presente nos municípios do interior.

Garibaldi revelou ainda que 82% dos brasileiros mantiveram ou aumentaram os cuidados com a segurança nos últimos três anos. Isso significa aproveitar menos a cidade e a vida, além de mais gastos.

Para o senador, a sensação de impotência diante da insegurança força hábitos como mudar o caminho de casa para o trabalho e deixar de visitar alguns bairros ou de sair à noite para fazer qualquer visita.

— Embora as pessoas acreditem que políticas sociais sejam uma solução mais eficaz, elas começam a querer uma resposta mais rápida e demandam ações de repressão com uma intensidade muito maior.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)