Hélio José elogia trabalho de comunicação legislativa do Senado

Da Redação e Da Rádio Senado | 29/03/2017, 20h17

O senador Hélio José (PMDB-DF) afirmou, em discurso nesta quarta-feira (29), que o Senado pode se orgulhar pelo trabalho prestado na área de comunicação legislativa. O parlamentar participou do 4º Encontro de Meios Legislativos de Comunicação da América Latina e Caribe, na cidade do México, durante reunião do Parlamento Latino-Americano (Parlatino).

Hélio José disse que o Senado conta com uma série de serviços que possibilitam que o cidadão possa participar na elaboração de leis, fiscalizar os atos públicos e acompanhar de perto os trabalhos legislativos. Para ele, a transparência é um direito fundamental de toda a sociedade para o efetivo exercício da democracia.

O parlamentar senador explicou que a comunicação legislativa do Senado está nos serviços oferecidos pela Agência, TV e Rádio Senado, lembrando ainda o Programa Interlegis/ILB, que promove o intercâmbio entre os legislativos e já é uma referência mundial.

Lembrou ainda dos papéis prestados pela Procuradoria da Mulher, a Ouvidoria e pelo  DataSenado, que faz pesquisas de opinião online e foi citado em mais de 400 trabalhos acadêmicos.

Hélio José ressaltou o papel do Portal e-cidadania, por meio do qual o cidadão pode dar ideias legislativas, interagir com os senadores e participar de consultas públicas.

- Tenho a convicção de que todas essas notáveis iniciativas do Senado brasileiro certamente ampliarão a transparência das suas atividades,  o controle e o monitoramento das ações governamentais e a capilaridade dos mecanismos de interação com o cidadão - afirmou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)