Lídice da Mata condena 'agenda nociva' do governo

Da Redação e Da Rádio Senado | 28/03/2017, 19h28

A senadora Lídice da Mata (PSB-BA) criticou o que chamou de "agenda nociva" do governo, com medidas que "atentam contra os interesses da sociedade e dos trabalhadores". Ela se referiu à reforma da Previdência, em análise na Câmara dos Deputados, e à aprovação do projeto que regulamenta a terceirização da mão de obra.

Lídice lembrou que, ao iniciar-se na política, os interesses da população sempre estavam acima de qualquer outro nos debates. Agora, lamentou ela, isso é incomum dentro do Congresso Nacional.

- Muitas falas aqui ocorrem praticamente para ressaltar que os grandes empresários e os rentistas do país são os responsáveis pela riqueza nacional, esquecendo-se da mão daqueles que constroem, no dia a dia, a riqueza real desta nação - afirmou.

Mercosul

Lídice da Mata elogiou decisão do Parlamento do Mercosul de discutir a educação e avaliar o desenvolvimento do setor no âmbito dos países do bloco em seminário a ser realizado em junho.

Quanto à economia, Lídice da Mata relatou debate sobre barreiras alfandegárias e a dificuldade que o Brasil tem para escoar produtos para o Chile por meio da fronteira seca do Brasil - na cidade de Uruguaiana -  com a Argentina.

A senadora destacou também que o Parlasul, quase que por unanimidade, manifestou-se contrário ao afastamento da Venezuela do Mercosul. No entanto, ela lamentou decisão do governo venezuelano de proibir seus parlamentares de participarem da reunião do Parlasul.

- O Mercosul vive momentos de dificuldades que estão claros na nova situação política gerada na América Latina e também nos novos movimentos da economia globalizada. Mas se faz necessário afirmar a importância da continuidade desse espaço de negociação econômica e de troca de experiência democrática entre os países que são parte do Mercosul - afirmou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)