Para Requião, governo pretende privatizar a Previdência Social

Da Redação | 23/03/2017, 12h46

Em pronunciamento no Plenário nesta quinta-feira (23), o senador Roberto Requião (PMDB-PR) afirmou que o objetivo principal do governo é privatizar a Previdência Social. Para isso, segundo o parlamentar, o Executivo Federal manipula dados e frauda informações.

— O que se pretende com a iniciativa Meirelles-Temer é abastardar a previdência contributiva pública, a previdência financiada pelos trabalhadores e pelos patrões a fim de piorá-la, degenerá-la para abrir espaço para a previdência privada, financiada apenas pelos trabalhadores. Com isso, milhões de brasileiros serão expelidos de qualquer forma de proteção, pois perderão a previdência pública e não terão como pagar a previdência privada - disse.

Requião afirmou também que não há deficit no Sistema de Seguridade Social. Acrescentou ainda que a proposta de reforma do governo é uma crueldade com o trabalhador que dificilmente conseguirá se aposentar.

— Em 2015, 79% das pessoas que se aposentavam por idade não conseguiram contribuir por 25 anos. A média de contribuição era de 7 meses em um ano. Imaginem agora com a terceirização do trabalho? No regime proposto pelo governo, para se aposentar teriam que continuar contribuindo muito além dos 65 anos. Isso não é apenas um equívoco, é uma crueldade – criticou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)