Eunício participa da posse de Alexandre de Moraes no STF

Da Redação | 22/03/2017, 18h45

O presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), participou, nesta quarta-feira (22), da posse de Alexandre de Moraes como ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). O novo ministro teve o nome aprovado pelo Plenário do Senado há um mês, em 22 de fevereiro, com 55 votos favoráveis.

A indicação de Alexandre de Moraes para o STF foi feita pelo presidente da República, Michel Temer, no dia 6 de fevereiro para ocupar a vaga aberta em decorrência da morte do ministro Teori Zavascki.

O ministro Alexandre de Moraes iniciou a carreira como promotor de Justiça no Ministério Público do Estado de São Paulo em 1991, onde exerceu os cargos de assessor do procurador-geral de Justiça e primeiro-secretário da Associação Paulista do Ministério Público.

Em janeiro de 2002, foi nomeado Secretário da Justiça e da Defesa da Cidadania de São Paulo. Em 2005, foi indicado pela Presidência da República para fazer parte do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). De 2007 até 2010, exerceu, na gestão do prefeito Gilberto Kassab, o cargo de Secretário Municipal de Transportes de São Paulo, acumulando as presidências da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e da São Paulo Transportes – Companhia de Transportes Públicos da Capital (SPTrans) e, também, a titularidade da Secretaria Municipal de Serviços de São Paulo a partir de fevereiro de 2009.

Alexandre de Moraes fundou escritório voltado ao Direito Público e se licenciou da advocacia após nomeação em dezembro de 2014, pelo governador Geraldo Alckmin, para o cargo de secretário de Segurança Pública de São Paulo, o qual exerceu até 2016, mesmo ano em que foi convidado pelo então presidente da República em exercício, Michel Temer, para ser ministro da Justiça.

(Da assessoria de imprensa da Presidência do Senado)

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)