Ronaldo Caiado diz que Carne Fraca não pode 'contaminar' todo o setor rural

Da Redação | 21/03/2017, 20h28

O Senador Ronaldo Caiado (DEM-GO) afirmou que as descobertas da Operação Carne Fraca, da Polícia Federal, não podem “contaminar” todo o setor produtivo rural do Brasil e nem levar ao “desmonte” da pecuária nacional. Ele defendeu a honestidade e a competência do setor e pediu punição adequada aos culpados apontados pela investigação.

A Operação Carne Fraca foi deflagrada para apurar denúncias de que 21 frigoríficos de três empresas do setor alimentício estariam operando com irregularidades no controle sanitário de carne. Além disso, 33 funcionários do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento teriam recebido suborno das empresas e de produtores para não apontarem as falhas.

- A situação é delineada e específica. Sabe-se o nome de quem está pagando e recebendo a propina e qual é a planta frigorífica agindo fora das normas. É uma ação de mira a laser. Não é uma ação criminosa de poucos que pode contaminar toda uma classe produtora rural - afirmou o senador.

Caiado alertou para as consequências de se estender o julgamento a todo o setor pecuarista. De acordo com ele, seriam penalizados os funcionários das grandes empresas, que perderiam seus empregos, e os pequenos produtores de gado, que veriam o preço do seu produto cair.

O senador lembrou que a agropecuária brasileira foi responsável por uma revolução técnica e econômica ao longo dos anos e, hoje, é referência para o mundo. Segundo Caiado, mais de 150 países compram a carne brasileira, inclusive mercados que até recentemente eram fechados ao produto nacional, como a China e a União Europeia.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)