Jader critica 'lista fechada' e sugere fim do foro privilegiado para todas as autoridades

Da Redação e Da Rádio Senado | 21/03/2017, 20h37

O senador Jader Barbalho (PMDB-PA) fez uma avaliação do sistema político-partidário e sobre as propostas de reforma política em debate no Congresso. Segundo ele, a democracia corre risco devido à generalização da imagem negativa dos políticos no país. Ele criticou a proposta de dar fim à da prerrogativa de foro apenas para os políticos.

Agora, concordo com aqueles que dizem: 'Não, colocar fim do foro privilegiado para tudo, para todos, para ministro do Supremo Tribunal Federal, para procuradores...' E vamos ver quais são as regras que vão estruturar isso, do tal foro privilegiado. E junto colocarmos a lei de crime de responsabilidade. Porque ficam invocando que, nos Estados Unidos, não sei onde, não há foro privilegiado, mas, lá, se alguém caluniar alguém, se alguém processar de forma leviana alguém, aguente a rebordosa, aguente a ação. Não é isso?

Para Jader, a opinião pública em geral desconfia dos parlamentares, criando condições para o surgimento de “salvadores da pátria” nas eleições de 2018. O senador declarou posição contrária à proposta de votação em lista fechada. Neste sistema, o eleitor vota na lista formada pelos partidos e não individualmente nos candidatos, nas eleições para deputados e vereadores.

— Eu não sei francamente, a nível de estrutura democrática partidária, como esta lista fechada pode ser uma coisa democrática. Não, a lista fechada vai permitir que os donos do partidos políticos, que aqueles que controlem os partidos, controlem a lista. E onde está a democracia representativa neste país?

Jader Barbalho ainda criticou o sistema de eleição proporcional e as coligações partidárias. Na opinião dele, alguns partidos políticos são fundados apenas com o objetivo de receber recursos do fundo partidário e negociar tempo de televisão no horário eleitoral. O senador espera que o Congresso Nacional compreenda que a situação do país é grave e enfrente este debate.

Vários parlamentares se manifestaram durante o discurso de Jader, a maior parte para concordar com suas críticas à proposta de estabelecer lista fechada para as eleições legislativas.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)